terça-feira, 20 de julho de 2010

Carta ao Vasco...

Meu Querido Vasco:

Ainda não fomos apresentados porque esta tua Tia Postiça está sempre numa vida a mil e é bom que comeces a perceber isso em mim. Eu sou a personificação do stress e da ansiedade como os teus pais um dia terão oportunidade de te contar e as tuas outras tias postiças farão questão em confirmar, fartas que estão de me conhecer (aturar?).

E digo que é bom que comeces por perceber esta minha característica porque é precisamente por ela que eu quero dizer-te: OBRIGADA, meu doce Vasquinho!

Um dia contar-te-ão a tua história com outra ternura, com outro sabor, com outro sentimento de gratidão (a uma qualquer entidade com nome ou sem nome, divindade ou simples acaso, não sei…) mas eu gostaria de te dizer que ela tem um encanto especial para mim: contigo aprendi que a magia da vida reside em aprendermos a nada esperar dela. Os projectos, os planos são meros instrumentos da nossa vã ilusão de que dominamos ou comandamos os acontecimentos.

(sim, meu docinho, os teus pais e as tuas tias também te dirão que esta tua tia é uma romântica incorrigível e, nesse seguimento, tem a mania que sabe escrever e, pior!, tudo é pretexto para “textinhos”, “declarações”, “escritos”, “recadinhos” e agora até um Blog… )

Tantas palavras e ainda não te disse que o início da tua história de Vida é de uma beleza e de uma magia fabulosa!! Um começo em grande, meu docinho…

Num quadro de lutas, de frustrações, de receios, de esperanças quase esvaídas mas prontos para iniciar, (agora sim!!!) uma nova batalha, não olhando a meios mas apenas ao fim supremo da tua existência, os teus pais foram presenteados pela magia da “não espera”. Imagina que te “descobriram” no momento em que a Mamã fazia uma Ecografia como exame inicial de um tratamento de fertilidade!!!!! Delicioso, não é? Meses de espera, de procuras, de esperanças e de desesperanças e desespero eis que tu apareces quando já era difícil acreditar que virias…

Nesta fase da minha vida, Vasquinho, nem imaginas o quanto é importante acreditar que essa tua traquinice transformada em lição de Vida é a essência de uma existência serena, o segredo para um percurso mais leve e menos tenso… Nada esperar significa que tudo o que vier é sempre mais do que o que se tinha.

Enfim, fica pois aqui o desabafo e um pequenino retrato desta tua tia que é um poço de emoções…

Deixo-te um beijinho doce com uma certeza de que o início da tua história só pode ser um prenúncio de coisas boas na tua vida e das quais desejo ser participante ou mera espectadora, mas sempre presente…

Da tua Tia Feitiçeira....

( foi preciso o nascimento de uma criança para quebrar a falta de inspiração para a escrita.. )

6 comentários:

  1. Feiticeirinha,
    És, de facto, do mundo feérico das pequenas/grandes coisas do quotidiano.
    Não sei quem é esse "Vasquinho" que nasceu fruto de um amor preocupado com a impossibilidade de não deixar "rasto"... não sei. Mas seja quem for, vai perceber, um dia, que alguém deixou registado, de uma forma tão bela, o momento em que abandonou as águas quentinhas em que se banhou durante nove meses, atrevendo-se a enfrentar um Mundo (selvagem), para gáudio dos seus mais próximos.
    Um dia especial este do nascimento do "Vasquinho"... contrariando assim o "eu" do poema do poeta/pedagogo Sebastião da Gama que aqui te deixo... associando-me,asssim, embora de uma forma bem mais singela, à linda homenagem que tu presta a esta criança.
    És, Feiticeirinha, do mundo das fadas...
    Um beijinho

    Pequeno Poema

    Quando eu nasci,
    ficou tudo como estava,
    Nem homens cortaram veias,
    nem o Sol escureceu,
    nem houve Estrelas a mais...
    Somente,
    esquecida das dores,
    a minha Mãe sorriu e agradeceu.

    Quando eu nasci,
    não houve nada de novo
    senão eu.

    As nuvens não se espantaram,
    não enlouqueceu ninguém...

    P'ra que o dia fosse enorme,
    bastava
    toda a ternura que olhava
    nos olhos de minha Mãe...

    Sebastião da Gama

    ResponderEliminar
  2. Querida Lua...

    Os teus comentários são sempre tão intensos... este na ternura :)

    Obrigada pela partilha e (sempre!) pela visita ao meu caldeirãozinho!

    Beijos enfeitiçados!

    ResponderEliminar
  3. Querido Vasco, que sorte a tua teres esta tia postiça.
    Feiticeira dos afectos e afins. Uma boa romantica.
    Que se mantenha assim.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo:

    Obrigada pela visita!! Quanto ao romantismo é algo de que efectivamente não abdico...

    Vá passando. As minhas poções ficam sempre enriquecidas com novos ingredientes...

    Um sorriso

    ResponderEliminar
  5. Feiticeira,as suas poções efectivamente são mágicas, talvez porque alem de feiticeira, seja uma sonhadora, Um misto que eu desconhecia, e uma mistica que eu quero conheçer.

    Um abracadabra deste seguidor de Merlin.

    Talvez um dia nos encontremos em Vilar de Perdizes num fim de tarde de Outono com mantas e castanhas á mistura, aguardando uma noite de lua cheia para ...

    ResponderEliminar