segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Amizades em jeitos de Família Grega… ou Italiana...

Creio que não sou “peça única” ao ter a veleidade de achar que, embora o tempo vá passando, eu continuo nos idos do liceu: jovem, fresca e com o mundo à minha espera!

Confesso que essa veleidade minha mais se acentua quando me encontro com as minhas amigas do liceu (!!) para o delicioso e mensal JANTAR DE GAJAS!

Vidas vividas e revividas e organizadas e com outros actores e participantes, decidimos, já bem adultas, já bem depois do liceu, já bem depois da faculdade, que era imperativo termos um momento só nosso. Um momento só de gajas, para, em bom português, desopilarmos os fígados do dia-a-dia!

Assim, as cinco da vida airada (eu, as três Loiras: duas verdadeiras e uma falsa e a Castanho-caju-que –me-parece-ruivo) acertámos o JANTAR DE GAJAS.

Muitas das vezes é tarefa quase hercúlea encontrar consenso para as datas posto que a inicial regra de “à última sexta-feira de cada mês” revelou-se incumprida por demasiadas ocasiões. Ainda assim lá temos conseguido organizar as rotinas para dar oportunidade a esses momentos só nossos. Tão nossos que cada vez mais me parecem um ritual de irmandade.

Esses jantares assumiram-se como o palco natural de confissões: tristezas, alegrias, novidades, angústias, concretizações são as suas vestes… o riso e a lágrima, os actores principais.

E se num primeiro momento declarei a minha veleidade, é agora hora de dizer que é realmente uma veleidade achar que o tempo não passou. Sentir isso é retirar a implacável vantagem que esse "tempo que passou" teve na nossa amizade. Não somos meninas ou jovens. Somos MULHERES! E que mulheres! Vividas, com histórias, com emoções, com sentido de vida, com experiência, com doçura e amargura na exacta medida, com a maturidade do passado e a jovialidade de um futuro ainda longo…

O rescaldo deste último jantar levou-me a reflectir sobre nós. Sobre esta amizade.

Nota: ( esta foi uma reflexão séria ainda que sob o efeito devastador de sensações etílicas provocadas por bebidas caribenhas… credo, que foi aí que verdadeiramente me apercebi que os Sweet Sixteen já foram à vida há muito tempo!!)

Mensagens trocadas com a Castanho-caju-que-me-parece-ruivo e conversa fugaz com a Loira-verdadeira-sem-caracóis (nota-se que esta Loira ainda está p’ras curvas na bebida. A prática é um posto… ), olhei para os nossos momentos com um sentimento de pertença sem dimensão. Olhei-nos e vi-nos com ternura e segurança.

À Castanho-caju-que-me-parece-ruivo escrevi sms a dizer que me tinha divertido muito ao que obtive a seguinte resposta: “Eu também… Acho que somos uma espécie de família”. Recebida a mensagem, de imediato, aceitei essa imagem: pois somos!!

E que tipo de família? Sem dúvida uma família grega ou italiana: barulhenta, emotiva, cúmplice, estável… no turbilhão das vidas esta família, estes momentos, são um porto seguro, a identificação de quem fomos, de quem somos e de quem seremos, sempre!

Por tudo isto, e apesar das nossas diferenças em tudo isto, é na nossa identidade nesses momentos que reconheço a força e a fragilidade do TEMPO que passou: ele tornou-nos Mulheres mas não desconstrói a nossa aliança.

Assim subscrevo a máxima de que os amigos são a família que escolhemos e ouso ainda na seguinte adaptação: as amigas são as irmãs que escolhemos!

Beijos de amizade enfeitiçada e onde jamais venenos entrarão )))

3 comentários:

  1. Subscrevo integralmente todas as tuas emoções e sensações...Se bem que acho que o meu nivel de emoção foi de tal forma intenso que até se manifestou no meu "organismo"...!
    Também queria escrever algo mais sobre esta "nossa familia" tão única...mas neste momento falta o tempo...
    Até proponho o seguinte!Que tal ficar a cargo de cada uma (á vez, claro)de nós fazer o DIÁRIO DE BORDO de cada jantar?!Depois vendiamos os Direitos de Autor á BRODWAY e seriamos uma série com o nome: MULHERES QUE NÃO SÃO DONAS DE CASA MAS QUE ESTÃO DESPERADAS POR ESTAREM SEMPRE Á BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS!!!Que acham? já tou a ver as personagens que cada uma teria a cargo...tinhamos de tudo um pouco...A mais tola seria a LOIRA de cabelo liso, claro!Tola em todos os aspectos...!Tinhamos a executiva, a hipocondriaca, a "equilibrada e sensata", a loira moderada...Enfim, um sucesso!!!
    Que tal, alinham????Respondam se fazem o favor suas "morconas"!!!(...todas temos que fazer...)

    ResponderEliminar
  2. O prometido é devido e por isso cá estou eu...
    "As amigas são as irmãs que escolhemos!!". Pois é minhas queridas irmãs, a nossa bloguista é sensacional. LINDO,LINDO,LINDO. Um verdadeiro tributo á nossa amizade. Devo confessar que muitas vezes tive vontade de o fazer, mas sempre achei que seria um bocadinho lamechas (sim porque eu não sou nada destas coisa!!). Mas a verdade é que também eu subscrevo todas as tuas palavras (á excepção de ainda estar aí p'ras curvas na bebida - que mentira), sentimentos e emoções. E subscrevo ao ponto da 1ª reacção ter sido a de chorar "bába e ranho" e depois pensar, sim realmente é verdade, nós somos "uma espécie de familia", mais para mim elas são sem dúvida o meu "PORTO SEGURO". E nesta fase fui invadida por um sentimento de orgulho. Orgulho de mim, de ti, de nós (as cinco), da nossa amizade.Dei, ainda, por mim a fazer uma retrospectiva da minha vida e, a verdade é que VOCÊS sempre lá estiveram, sim porque a VIDA, só começa no LICEU! e, ainda cá estão e, eu tenho a certeza que sempre estarão...
    Para terminar e, poque isto está mesmo lamechas e, eu já estou outra vez na fase da "bába e ranho", transcrevo aqui uma frase de Fernando Pessoa, que já dediquei á CASTANHO CAJU, mas que me parece ser o momento de a dedicar a todas nós - "Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos(as)".
    ADORO-VOS MANAS!!!

    PS: quanto á proposta, penso que da CASTANHO CAJU, acho excelente, aliás já me estou a imaginar toda maluca, na BRODWAY, a dar autógrafos com as minhas princesas ás costas e com o meu L.F.(manager).

    LOIRA - verdadeira de cabelo liso, ou, sem caracois - como preferirem.

    ResponderEliminar
  3. Minhas Queridas comentadoras:

    Realmente, nada melhor do que ser lamecha quando estamos a mostrar o que de bom nos vai na alma!!!

    Quanto à proposta da Castanho-Caju-que-se-assina-como-Amiga, bora lá começar!!!

    O proximo jantar é dia 26 de Fevereiro e digam quem fará o primeiro (segundo) texto do Diario de Bordo que eu depois faço aqui a "postagem" )))

    Beijos e obrigada pelo incentivo e carinho das palavras ))))

    ResponderEliminar